Fisioterapia Cardiopulmonar

A fisioterapia cardiopulmonar ou cardiorrespiratória é uma especialidade da fisioterapia que lida com avaliação, prevenção e tratamento dos distúrbios cardiopulmonares agudos ou crônicos de todas as idades.

Se você precisa melhorar a eficiência ventilatória ou reduzir a sobrecarga dos músculos respiratórios; melhorar o condicionamento físico, a fisioterapia cardiopulmonar pode auxiliar quanto à respiração correta, além de prevenir doenças.

Benefícios da fisioterapia cardiopulmonar

Além de prevenir novas infecções, as técnicas de tratamento e os exercícios respiratórios melhoram o transporte de oxigênio, contribuindo assim para prevenir, reverter ou minimizar as disfunções cardiorrespiratórias, promovendo a melhora da qualidade de vida dos pacientes.

O acompanhamento fisioterapêutico é indicado nos casos de pneumonia, derrame pleural, insuficiência respiratória, asma, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), fibrose cística, bronquite, em pacientes internados e/ou acamados e no pré e pós-operatório.

Cabe ao fisioterapeuta avaliar o paciente para identificar, relacionar e escolher o tipo de técnica a ser aplicada de acordo com o quadro clínico do paciente.

Sabemos que o exercício apropriado pode ser uma estratégia eficaz de prevenção da doença e é essencial para o tratamento daqueles que se encaixam em uma dessas situações.

Como funciona

Fisioterapeutas cardiorrespiratórios auxiliam os pacientes em uma variedade de situações. Desde problemas como asma, infecções agudas no peito e traumas, até na preparação e recuperação de pacientes de cirurgias de grande porte.

Através dessa especialidade de fisioterapia é possível o tratamento para uma ampla gama de condições cardíacas e respiratórias crônicas, desde bebês até idosos.

O método utilizado para o tratamento envolve o uso de técnicas manuais para limpar o muco do peito de uma pessoa, ventilação não invasiva para ajudar a pessoa a respirar ou a prescrição de exercícios para melhorar a capacidade funcional do paciente.

Conheça a Clínica Pilon

Se você necessita de atendimento especializado, agende sua avaliação de fisioterapia cardiopulmonar na Clínica Pilon.

Nossos fisioterapeutas são treinados para ajudar os pacientes em situações de problemas cardiorrespiratórios.

Na clínica de fisioterapia, o paciente recebe tratamento visando sua recuperação ou minimizando a disfunção encontrada.

O tratamento terapêutico de fisioterapia cardiorrespiratória é indicado ainda para portadores de diabetes, hipertensão arterial, obesos, sedentários, entre outros que possuem maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares, auxiliando assim na prevenção dessas doenças.

Consideramos a pessoa como um todo, ou seja, o fisioterapeuta considerará não apenas o bem-estar físico, mas também o psicológico, emocional e social de cada paciente, com o objetivo de chegar a um diagnóstico e desenvolver o plano de tratamento mais adequado.

Graças ao profundo conhecimento anatômico e fisiológico do corpo e do movimento, a Clínica Pilon promove o bem-estar, a mobilidade e a independência em pessoas de todas as idades.