skip to Main Content
Fisioterapia Funcional

Fisioterapia Funcional

O movimento do corpo é essencial para nossa vida. Por esse motivo, sabemos como a fisioterapia é importante para a sua saúde. Lesões esportivas, por exemplo, afastam muitos atletas profissionais de suas carreiras. Mesmo quem pratica esportes somente para evitar o sedentarismo corre esse risco.

As lesões são comuns durante a participação em competições, exercícios de treinamento ou atividades físicas. Métodos de treinamento ruins, aquecimento inadequado e falta de condicionamento são algumas das causas de lesões esportivas.

Cada esporte carrega seu próprio risco de lesão para o atleta. Um pé em falso na aula de zumba ou no treinamento de crossfit pode ser o começo de sua ida a clínica de fisioterapia.

A fadiga e o uso excessivo também contribuem significativamente para uma lesão, e não excluem também os aspectos psicossociais e a desidratação que levam os atletas a serem propensos a lesões.

De acordo com estudos, as lesões esportivas mais comuns incluem entorses, distensões, lesões no joelho, músculos inchados, dores nas canelas, fraturas e luxações.

Benefícios da Fisioterapia Funcional

A fisioterapia funcional te ajuda a reconstruir a força e o movimento em partes do corpo após uma lesão. A terapia também pode ajudar a controlar a dor e prevenir danos permanentes e problemas recorrentes.

Primeiro passo: tratar a dor na fisioterapia geral para depois começar com os exercícios funcionais, que irão evitar novas lesões e recuperar de vez o problema.

A fisioterapia funcional traz inúmeros benefícios, entre eles:

  • Aumenta força e equilíbrio;
  • Estimula a capacidade de perceber o próprio corpo;
  • Recupera lesões;
  • Reduz quedas e problemas emocionais;
  • Aumento de condicionamento físico;
  • Melhora da postura corporal.

Na nossa clínica de fisioterapia, o paciente recebe um tratamento específico e diferenciado, de acordo com suas necessidades. São exercícios que utilizam o peso do corpo e alguns acessórios para agachar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, levantar, se equilibrar e girar.

Qualquer pessoa pode se beneficiar da fisioterapia funcional, seja jovem, idoso, atleta ou sedentário.

Cada fase do tratamento dita uma abordagem diferente e é responsabilidade do fisioterapeuta diagnosticar com precisão qual fase e qual tratamento o paciente deve receber.

Conheça a Clínica Pilon

Na Clínica Pilon, nossos fisioterapeutas são treinados para ajudar os pacientes a se recuperarem após uma lesão. Como parte da fisioterapia funcional, eles podem propor exercícios, alongamentos e técnicas usando equipamentos especializados.

Na clínica de fisioterapia, o paciente é examinado para determinar se há músculos fracos ou inflexíveis no corpo que poderiam torná-lo mais propenso a uma lesão.

Esse check-up foca a pessoa como um todo, ou seja, o fisioterapeuta considerará não apenas o bem-estar físico, mas também o psicológico, emocional e social de cada paciente, com o objetivo de chegar a um diagnóstico e desenvolver o plano de tratamento mais adequado.

Graças ao profundo conhecimento anatômico e fisiológico do corpo e do movimento, a Clínica Pilon promove o bem-estar, a mobilidade e a independência em pessoas de todas as idades.

Back To Top