RPG (Reeducação Postural Global)

Criada na década de 80 na França por Philippe Souchard , a RPG é uma técnica Fisioterapêutica que segue os princípios das terapias naturais na qual o indivíduo é tratado como um todo e não apenas os sintomas. A RPG busca tratar as causas.

O que é RPG

A técnica se baseia no conceito das cadeias musculares nas quais (por exemplo) um problema no tornozelo pode levar a uma dor no ombro ou coluna, devido à sobrecarga nos músculos, atingindo as cadeias musculares.

A RPG se baseia em um trabalho ativo no qual o corpo todo é colocado em alongamento, buscando primeiro que apareçam as descompensações, a causa do problema e, então, é dado o comando para a correção.

• Disfunções do sistema músculo – esquelético;
  • Dores lombares, dorsais e cervicais;
  • Hérnias discais;
  • Má Postura;
  • Desvios da coluna (escoliose,hipercifose, hiperlordose);
  • Dor e desvios dos pés e joelhos;
  • Cefaleias;
  • Prevenção da má postura em crianças;
  • Melhora do quadro de bronquite e asma.

Contra indicações

Não existem contra indicações e sim condições especiais que podem necessitar de adaptações na colocação do paciente nas posturas de correção.

Como funciona a RPG

O tratamento é individualizado, visto que cada paciente age e reage de forma diferenciada e as patologias e compensações são instaladas em evento único para cada pessoa. As sessões de tratamento são realizadas de 1 a 2 vezes por semana.

Terapeuta É um método de tratamento específico do Fisioterapeuta e requer especialização.

Faixa etária e sexo Pode ser usada em todas as faixas etárias e sexo , bastando um bom nível de compreensão por parte do paciente já que o trabalho é ativo. Qualquer um que procure um tratamento para o corpo como um todo pode se beneficiar da RPG.

Vestimenta Durante as sessões, é necessário que o paciente esteja  em trajes de banho durante o tratamento.

Como escolher a melhor clínica de RPG

A RPG é uma terapia nova, mas já totalmente inserida na Fisioterapia pelos resultados alcançados corrigindo 90% dos problemas músculo-esqueléticos  sem precisar de aparelhos e tratando da causa e não dos sintomas.

Na hora de escolher a clínica para a prática do RPG, procure uma que ofereça um ambiente confortável, seguro e acolhedor, com profissionais qualificados. Dessa forma, assegurando uma melhor compreensão da mecânica do seu corpo que levará a um resultado positivo.

A Clínica Pilon, por exemplo, possui uma estrutura completa para auxiliar você no seu tratamento que envolve a reprodução de várias posições diárias (em pé, sentado, deitado, inclinado para a frente, entre outras). Trata-se de uma busca contínua através de cadeias musculares para chegar à causa do problema.